Glossário

2PTA

Arremessos de 2 pontos convertidos

2PTM

Arremessos de 2 pontos tentados

3PTA

Arremessos de 3 pontos tentados

3PTM

Arremessos de 3 pontos convertidos

AST:

Assistências

%AST

Porcentagem de arremessos convertidos de uma equipe que tiveram assistência. %ASS = 100*Tm AST/Tm FGM

AST%

Porcentagem de arremessos convertidos da equipe, que tiveram assistência do jogador enquanto ele esteve em quadra. AST% = 100 * AST / (((MP / (Tm MP ) * Tm FGM) – FGM).

ASS/TOV

Relação entre o número de assistências e o número de erros.

BLK

Tocos

BLK%

Porcentagem de arremessos do adversário que um jogador bloqueia enquanto ele está em quadra. BLK% =
100 * (BLK * Tm MP) / (MP * Opp FGA).

DRB

Rebotes de Defesa

% DRB

Para o jogador: é a porcentagem de rebotes de defesa pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra. %DRB = 100 * (DRB * (Tm MP ) / (MP * (Tm ORB + Opp DRB))
Para a equipe: é a porcentagem de rebotes de defesa pegos considerando o número de rebotes disponíveis durante o jogo. %OR = 100* (OR Tm/(DR Opp+OR Tm))

DRtg                                                                                                                                                                                                                          Eficiência defensiva: são os pontos permitidos a cada 100 posses de bola. Para a eficiência defensiva dos jogadores, clique aqui

DWS                                                                                                                                                                                                                                Numero de vitórias produzidas por um jogador devido a sua participação defensiva. Maiores detalhes clique aqui.

eFG%                                                                                                                                                                                                                                “Efective Field Goal” avalia a eficiência dos arremessos de quadra, conferindo um valor extra aos arremessos de 3 pontos. %eFG =( FGM+ (0,5* 3PTM)/FGA)*100

EFF:                                                                                                                                                                                                                                     Eficiência: EFF=(PTS+TRB+ASS+BLK+STL) –((FGA-FGM)+(FTA-FTM)+TOV)

FGA                                                                                                                                                                                                                                    Arremessos de dois pontos + três pontos tentados

FGM                                                                                                                                                                                                                                    Arremessos de dois pontos + três pontos certos

FIC (Floor Impact Counter):   Similar a estatística de eficiência, mas assistências, criação de arremessos  e rebotes ofensivos são mais valorados. Criado por  Chris Reina, do Real GM, em  2007.
Formula: (Points + ORB. + 0.75 DRB + AST + STL –0.75 FGA – 0.375 FTA – TO – 0.5 PF)

FIC40 (Floor Impact Counter per 40 minutes): O FIC tajustado para 40 minutos.

FTA                                                                                                                                                                                                                                         Lances livres tentados

FTM                                                                                                                                                                                                                                Lances Livres convertidos

FTA/FGA                                                                                                                                                                                                                     “Taxa” de lances-livres. Mede a frequência que cada equipe cobra lances-livres.

G                                                                                                                                                                                                                                                Jogos

GS                                                                                                                                                                                                                                      Jogos iniciados como titular

HOB: “Hand on Bucketes”. A porcentagem de cestas que um jogador está diretamente envolvido, ou convertendo arremessos ou dando assistências. HOB = 100* (AST +FGM)/Tm FGM

MP                                                                                                                                                                                                                                          Minutos jogados

OPP                                                                                                                                                                                                                                    Oponente

ORB: Rebotes de Ataque.

% ORB                                                                                                                                                                                                                                Para o jogador: é a porcentagem de rebotes de ataque pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra. %ORB = 100 * (ORB * (Tm MP ) / (MP * (Tm ORB + Opp DRB)).                                                                                                           Para a equipe: é a porcentagem de rebotes ofensivos pegos considerando o número de rebotes de ataque disponíveis durante o jogo. %ORB = 100* (ORB Tm/(DRB Opp+ORB Tm)).

ORtg                                                                                                                                                                                                                                        Para jogadores: pontos produzidos a cada 100 posses de bola.                                                                                                                              Para equipes: pontos marcados a cada 100 posses de bola. Para saber mais detalhes, clique aqui.

OWS
Numero de vitórias produzidas por um jogador devido a sua participação ofensiva. Maiores detalhes clique aqui .

PACE (Ritmo)  Número de posses de bola que cada equipe tem a cada 40 minutos. Pode ser estimado da seguinte maneira: 40 * ((Tm Poss + Opp Poss) / (2 * (Tm MP )).

PIE                                                                                                                                                                                                                                            “Player Impact Estimate”. Mede o desempenho estatístico total de um jogador ou equipe em relação à estatística geral do jogo. Uma espécie de PER mais simples. PIE =(PTS + FGM + FTM – FGA – FTA + DRB + (0.5 * ORB) + AST + STL + (0.5 * BLK) – PF – TO) / (GPTS + GFGM + GFTM – GFGA – GFTA + GDRB + (0.5 * GORB) + GAST + GSTL + (0.5 * GBLK) – GPF – GTO).

PF
Faltas cometidas

Posses :Uma posse de bola só termina com um arremesso certo, um rebote defensivo do adversário, um lance – livre certo ou em um erro. O número de posses pode ser estimado por: FGA+0,44FTA+TOV – ORB

PTS
Pontos

STL                                                                                                                                                                                                                                        Roubos de Bola.

STL%
Número de bolas roubadas por um jogador a cada 100 posses do adversário, enquanto ele está em quadra. STL% = 100 * (STL * Tm MP) / (MP * Opp Poss).TOV                                                                                                                                                                         Erros

Tm

Time (equipe)

TRB

Rebotes Totais

%TRB

Para o jogador: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra. %TRB = 100 * (TRB * (Tm MP)) / (MP * (Tm TRB + Opp TRB)).

Para a equipe: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis durante o jogo. %TR = 100* (TRB Tm/(TR Opp+TR Tm)).

%TS

“True Shooting” avalia a aproveitamento considerando arremessos de quadra (3 e 2 pontos) e os lance – livres. %TS= Pontos/(2*(FGA + (0,44*FTA)).

USG%                                                                                                                                                                                                                                       É  a porcentagem de jogadas da equipe, finalizadas por um jogador, enquanto ele está em quadra. USG%= 100 * ((FGA + 0.44 * FTA +TOV) * (Tm MP ) / (MP * (Tm FGA + 0.44* Tm FTA + Tm TOV)).

WS                                                                                                                                                                                                                                    Numero de vitórias produzidas por um jogador. É a soma das OWS e DWS. Maiores detalhes, clique aqui.

WS/40                                                                                                                                                                                                                          Vitória produzida a cada 40 minutos.

%TRB                                                                                                                                                                                                                                 Para o jogador: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra. %TRB = 100 * (TRB * (Tm MP)) / (MP * (Tm TRB + Opp TRB))                                                                                                               Para a equipe: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis durante o jogo. %TR = 100* (TRB Tm/(TR Opp+TR Tm))

TOV                                                                                                                                                                                                                                        Erros

%TOV                                                                                                                                                                                                                                   Número de erros a cada 100 jogadas. %TOV= 100 * TOV / (FGA + 0.44 *FTA + TOV)

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  1. 2 de novembro de 2014

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