Brasil x França em números

 *Olhe o Glossário abaixo para saber o que significa cada índice.

Brasil: Eficiências e 4 fatores

Posses
OrtgDrtg eFG%TOV%OR% FTrtg
6797.788.741.813.338.10.39

França: Eficiências e 4 fatores

PossesOrtgDrtgeFG%TOV%OR%FTrtg
7188.997.748.121.313.30.31

* DR% do Brasil= 100-OR% do adversário, portanto DR%= 86,7

Os “4 fatores” foram desenvolvidos por Dean Oliver e são 4 indicies  que segundo ele, são fundamentais para se vencer uma partida de basquete. Eles são até obvios: eficiência nos arremessos de quadra ( 40%), rebotes (20%), erros (25%) e lances- livres (15%).  Os números entre parenteses são o peso que cada um representa. Podem ser divididos em ataque  e defesa. Veja mais aqui.

Ritmo do jogo: 69 posses/40 minutos

 

Ratings

JogadorOrtgDrtgFTRtgAST%TOV%BLK%STL%
Marcelo Machado0700.00.00.00.018.8
Raul138880.00.00.00.03.3
Hettsheimer01120.00.00.00.00.0
Larry01130.00.00.00.00.0
Alex Garcia80960.00.00.00.02.3
Huertas154940.7565.48.60.02.6
Leandrinho921000.220.09.20.02.6
Varejão95800.750.08.65.82.7
Guilherme01120.00.00.00.00.0
Nenê62850.6716.234.00.02.3
Marquinhos102810.228.79.20.00.0
Splitter80980.87.422.84.52.1

 

Arremessos e Eficiência

JogadoreFG%TS%USG%PIEHOBFIC
Marcelinho0,00.016.10.00.0-0-3
Raulzinho75.075.011.416,40.13
6.0
Hettsheimer0.00.00.00.00.0-0.5
Larry0.00.024.2-15.50.0-1.5
Alex33.333.317.43.70.130.5
Huertas75.075.225.625.40.4313.3
Leandrinho33.340.524.04.20.091.25
Varejão25.037.626.914.80.096.25
Guilherme0.00.00,00.00.0-0.5
Nenê33.332.222.86.20.173.5
Marquinhos50.050.619.511.50.226.5
Splitter40.044.415.75.70.131.25

MVP do Brasil: Marcelinho Huertas

Glossário:

Se preferir, vá direto as páginas de onde foram tiradas as formulas de cada índice.

www.basketball-reference.com

basketball.realgm.com (HOB e FIC)

Stats.nba.com (PIE)

AST%

Porcentagem de arremessos convertidos da equipe, que tiveram assistência do jogador enquanto ele esteve em quadra.

BLK%

Porcentagem de arremessos de dois pontos do adversário que um jogador bloqueia enquanto ele está em quadra.

% DRB

 É a porcentagem de rebotes de defesa pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra.

Para a equipe: é a porcentagem de rebotes de defesa pegos considerando o número de rebotes disponíveis durante o jogo.

DRtg

Eficiência defensiva: São os pontos permitidos a cada 100 posses de bola. Para a eficiência defensiva dos jogadores, clique aqui

eFG%

“Efective Field Goal” . É o aproveitamento real doas arremessos de quadra, ajustando o valor dos  arremessos de 3 pontos.

FIC : “Floor Impact Counter”. Uma alternativa ao cálculo de eficiência. (Veja mais aqui)

FTRtg

“Taxa” de lances-livres. Mede a frequência que cada equipe cobra  lances-livres.

HOB: “Hand on Buckets”, é a porcentagem de arremessos de quadra convertidos que um jogador tem participação.

% ORB

Para o jogador: é a porcentagem de rebotes de ataque pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra.

Para a equipe: é a porcentagem de rebotes ofensivos pegos considerando o número de rebotes de ataque disponíveis durante o jogo.

ORtg

Para jogadores: pontos produzidos a cada 100 posses de bola.

Para equipes: pontos marcados a cada 100 posses de bola.

Para saber mais detalhes, clique aqui.

PACE (Ritmo)

Média do número de posses de bola que cada time tem  durante o jogo.

PIE

“Player Impact Estimate”. Mede o desempenho estatístico total de um jogador ou equipe em relação à estatística geral do jogo. Uma espécie de PER mais simples (Veja aqui)

Posses

Uma posse de bola só termina com um arremesso certo, um rebote defensivo do adversário, um lance – livre certo ou em um erro. Resumindo, uma posse começa cada vez que a equipe tem a bola na mão e termina quando ela volta para o adversário.

STL%

Número de bolas roubadas por um jogador a cada 100 posses do adversário, enquanto ele está em quadra.

%TOV

Número de erros cometidos a cada 100 jogadas a finalizadas pelo jogador.

%TRB

Para o jogador: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis enquanto ele está em quadra.

Para a equipe: é a porcentagem de rebotes totais pegos considerando o número de rebotes disponíveis durante o jogo.

%TS

“True Shooting” avalia a aproveitamento considerando arremessos de quadra (3 e 2 pontos) e os lance – livres.

USG%

E a porcentagem de jogadas da equipe, finalizadas por um jogador, enquanto ele está em quadra.

About the Author

Luiz Gomes

Luiz Gomes

Viciado em qualquer tipo de basquete e ex mão de pau de rachão.

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